Líder global no fornecimento de tecnologias que atendem à crescente demanda da cadeia produtiva de alimentos, eficiência energética, soluções favoráveis ao clima e infraestrutura moderna, a Danfoss apresenta o novo kit de válvula ETS para equipamentos de resfriamento de líquidos. Formado pelo controlador EKE e pela válvula de expansão eletrônica ETS Colibri®, o kit conta com acessórios como transdutor de pressão e sensores de temperatura.

O kit pode ser aplicado em vários segmentos de mercado como ar condicionado, processos industriais e refrigeração comercial. Também pode ser utilizado em câmaras frigoríficas e túneis de congelamento, além de algumas aplicações especiais em transportes.

A montagem e a adaptação em diferentes tipos de equipamentos tornam-se mais fáceis devido à válvula de expansão ETS Colibri® – que tem dimensões menores – e o atuador com número reduzido de passos em relação aos similares do mercado. “O número menor de passos confere velocidade de atuação e, portanto, maior precisão ao circuito da máquina”, explica Marcos Bernardi, consultor técnico sênior da Danfoss.

O design compacto da ETS Colibri® permite que caiba facilmente em qualquer ponto do sistema. Com corpo mais leve, a ETS Colibri® dispensa suporte adicional em seu sistema evitando danos na tubulação causados pela vibração. O projeto hermético mantém a integridade dos componentes internos e diminui significativamente pontos de vazamento, resultando em menor potencial de perda de fluido refrigerante e necessidade de manutenção.

Pertencente à mesma família de componentes, porém com aplicação voltada a sistemas industriais, o controlador de nível de líquido EKE é ligado ao sensor de nível que mede constantemente o nível do líquido no vaso/reservatório. Com interface amigável, o EKE 347 é de fácil navegação e notáveis capacidades de conectividade de rede.

O kit da Danfoss é de fácil operação e programação por meio dos softwares de interface. Sua capacidade de integração com gerenciadores de plantas e acessibilidade remota ajuda na supervisão de serviços. Devido às menores dimensões da ETS Colibri®, a montagem em equipamentos torna-se mais fácil e, consequentemente, diminui os custos de produção de máquinas. “A válvula ainda possui projeto mais avançado com operação mais ágil, garantindo segurança e precisão de funcionamento ao circuito de refrigeração nos equipamentos, reduzindo assim os custos de manutenção”, acrescenta Bernardi.