Um painel elétrico, também chamado de quadro elétrico, é um equipamento essencial quando se pensa em controlar e comandar as instalações elétricas da indústria, comércio ou mesmo residência, para a proteção das pessoas e, por fim, para a proteção dos dispositivos que abriga contra influências e interferências externas. E nesta função, o painel elétrico TTA (sigla que tem origem na expressão em inglês Type Tested Assembly) entra na história para ser um diferencial.

Devem ser projetados e desenvolvidos preferencialmente em gabinetes metálicos com alto padrão de qualidade. Isso deve considerar a estrutura, barramentos, cabos e até a especificação dos disjuntores alimentadores.

Os requisitos e condições de segurança em instalações e serviços relacionados à eletricidade estão regulamentados pela NR-10 (Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho). Ela estabelece medidas de controle de sistemas preventivos que garantem a integridade física e a saúde de quem trabalha, direta ou indiretamente, com serviços de eletricidade.

Um painel elétrico TTA é composto de conjuntos construídos a partir de um projeto elétrico e mecânico do tipo padrão, no qual a performance é assegurada a partir de ensaios realizados individualmente em todos os seus componentes. Entende-se, neste caso, barramento, entradas, saídas, alimentadores, partidas.

 

Testado ao extremo

Esses ensaios, chamados de ensaio de tipo totalmente testado (o famoso TTA), são feitos considerando o pior dos cenários aos quais o painel elétrico será submetido. A NBRIEC 60439-1 é a norma que define o que é um TTA e, ao mesmo tempo, especifica quais são os testes que precisam ser feitos nos protótipos.

Entre eles está a verificação dos limites de elevação de temperatura, a análise das propriedades elétricas, a avaliação da corrente suportável de curto-circuito e da eficácia do circuito de proteção, checagem das distâncias de isolação e isolamento, conferência do funcionamento mecânico e a verificação do grau de proteção.

Quando se adquire um painel desse tipo, tem-se a certeza de ter à disposição um equipamento que foi testado ao extremo.

 

Segurança testada

O objetivo é saber se o painel elétrico TTA suporta, de fato, as condições de trabalho para as quais foi projetado diante de situações adversas, como sobrecarga e sobretensão e, ainda assim, não sofra dano ao conjunto e à instalação elétrica, tampouco represente risco à segurança de quem o estará operando ou à sua volta.

Vale destacar que, além dos ensaios de tipo, os painéis TTA também são submetidos ao que a norma NBRIEC 60439-1 chama de ensaios de rotina, que são: inspeção de conjunto (inclusive das instalações elétricas e do funcionamento elétrico), checagem das conexões do condutor e análise das medidas protetivas e da continuidade elétrica dos circuitos de proteção.

Os testes asseguram a integridade de outros painéis que possam estar operando próximos ao TTA e, mais que isso, a segurança das pessoas que estejam ao seu redor. Quando um painel não suporta os esforços térmicos e dinâmicos para os quais foi projetado, pode vir a explodir e causar ferimentos graves a pessoas próximas e danos ao patrimônio.

 

Evitando prejuízos

Quem adquire um painel TTA tem em mente ainda a preservação dos componentes que fazem parte do circuito elétrico dependente dele. Esse tipo de equipamento oferece uma garantia de que não haja sobrecarga e, consequentemente, um dano irreversível a essas peças. Quando se trata da indústria, uma quebra pode representar sérios prejuízos financeiros e, até mesmo, de imagem para a empresa.

 

Painel elétrico TTA só em empresa qualificada

Quando estiver convencido de que o painel TTA é a melhor opção em termos de segurança para seus funcionários e sua produção, também é bom ficar atento a outro requisito essencial. Contrate o serviço de uma empresa que seja certificada para oferecer o produto. Ela precisa ser qualificada e contar com um corpo técnico treinado e capacitado para executar todas as etapas do exigente processo de construção desse tipo de painel. Se isso não for seguido à risca, nada pode garantir que sua empresa estará livre dos riscos.

 

painel elétrico