Siemens desenvolve no Brasil novo drive para uso offshore do mundo, trata-se da nova geração da linha SINAMICS desenvolvida para suportar as condições mais severas impostas pelas plataformas de extração de óleo e gás.

Solução foi desenvolvida no Brasil e será produzida na fábrica de Jundiaí – SP.

O equipamento que foi desenvolvido no centro de competência da Siemens em Jundiaí pode ser usado em plataformas marítimas e é capaz de operar diante das mais severas condições enfrentadas neste ambiente. A linha SINAMICS da Siemens já era reconhecida pelo mercado como a melhor opção em drives para condições adversas. Entretanto o mercado offshore, especialmente para as plataformas de petróleo exige equipamentos ainda mais robustos.
Para atender as demandas do mercado, a Siemens passou dois anos desenvolvendo o novo SINAMICS PERFECT HARMONY 6SR4 FP, um conversor de frequência (drive) para uso em alto mar. O equipamento recebeu uma série de melhorias especiais para suportar a severidade das condições em alto mar, como uma pintura especial, elementos de fixação em aço inoxidável, e cabos livres de halogênio. A Siemens já produzia equipamentos para uso nestes ambientes, porem eles eram adaptados para cada projeto. Esta experiência comprovada no mercado offshore de óleo e gás foi crucial para o desenvolvimento desta nova solução, que aumenta a segurança das operações de extração marítima de petróleo.

“O projeto trouxe diversos desafios desde o princípio, mas com uma equipe dedicada e multidisciplinar, conseguimos superar cada obstáculo para apresentar um produto sólido e extremamente confiável”, diz André Silva, responsável pelo projeto na Siemens no Brasil. Com a consolidação deste projeto, a fábrica de conversores da Siemens em Jundiaí passa a ser a referência e a responsável pelo desenvolvimento deste produto para todos os projetos da Siemens no mundo.
“O Brasil tem um potencial enorme para a aplicação deste produto, tanto pelos investimentos previstos para a exploração do pré-sal, com diversas plataformas planejadas, além da atualização das plataformas já existentes”, explica o gerente de produto da Siemens Maurício Frutuoso. “Além disso a Siemens atua de forma global no mercado de óleo e gás, e vemos um potencial enorme para exportação deste produto a partir do Brasil para todo o mundo”, completa o executivo.

fonte: Siemens do Brasil