A Gefran oferece uma vasta gama de produtos em linha com as exigências das empresas que desejam aumentar a sua competitividade, graças a dispositivos que permitem o controle remoto e conectividade diretamente no campo, com funções idealizadas para atingir a eficiência energética, eco-friendly, em conformidade com as normas mais recentes em matéria de segurança.

São produtos (inversores, sensores, plataformas de automação, reguladores e controladores de potência) capazes de aumentar a eficiência dos processos produtivos reduzindo os consumos energéticos, comunicando com o sistema de informação da fábrica os dados úteis para o controle otimizado dos processos, reduzindo os tempos de preparo e os períodos de inatividade da máquina, e antecipando os serviços de manutenção.

Os novos reguladores equipados com tela de toque e portas ethernet conseguem registrar os dados de processo de horas, dias, meses no seu interior para transmiti-los na rede, também à nuvem quando for necessário torná-los acessíveis de qualquer parte do mundo: tanto a nova família de reguladores Performance (850/1650/1850), como os controladores multifunções 2850T/3850T, têm a possibilidade de adquirir os valores das sondas de temperatura mais utilizadas nos processos térmicos, com um alto grau de precisão. Além disso, os controladores 2850T e 3850T têm a possibilidade de salvar os dados de produção tanto em formato CSV legível, como em formato criptografado e protegido contra violações; um utilitário dedicado no PC permite descriptografar os arquivos para serem utilizados com os bancos de dados mais comuns.

Com a linha de controladores de potência da série Xtra, a Gefran propõe soluções exclusivas e patenteadas para os sistemas de aquecimento elétrico, que reduzem ao mínimo ou até mesmo eliminam os tempos de inatividade da máquina causados por sobrecorrentes e curtos-circuitos temporâneos, salvaguardando a energia térmica do sistema, evitando custos, tempos mortos e garantindo a integridade do produto tratado. Os controladores da série Xtra são capazes de suportar infinitos ciclos de curto-circuito sem sofrer danos, fazer o “sensing” do sistema para verificar a permanência ou desaparecimento do problema, reinicializar-se automaticamente para dar seguimento ao ciclo térmico desejado. Tudo isso, se o problema for momentâneo como no caso de arcos elétricos, em poucos segundos e sem a intervenção de operadores.

Atenção para com o meio ambiente significa utilização de materiais eco-friendly. É por isso que a vasta gama de sensores de pressão Melt da Gefran oferece transmissores patenteados, totalmente fluid free – ou seja, sem líquido de enchimento – enchidos com meios ecossustentáveis ou “green” (mistura de sódio-potássio e óleo diatérmico aprovado pela FDA), todos em conformidade com a Diretiva europeia RoHS. Máxima atenção também ao tema da segurança das máquinas e dos operadores. Os sensores Gefran, certificados PL‘c’ e SIL2, atendem de fato aos principais requisitos em matéria de segurança impostos pela Diretiva de Máquinas e também por normas específicas de produto, tais como a EN1114-1 relativa às extrusoras.

Os inversores Gefran estão equipados com solução de segurança integrada (STO – SIL3, categoria PLE), que permite desabilitar o torque do motor sem utilizar contatores de segurança na saída do acionamento, garantindo a conformidade com as prescrições da Diretiva de Máquinas.

Os fabricantes OEM e os usuários finais são extremamente sensíveis à construção e à utilização de maquinários que exploram todas as potencialidades oferecidas pela Indústria 4.0. Disso derivam vantagens importantes: com os sensores digitais Gefran, por exemplo, é possível medir e monitorar as principais grandezas físicas no interior da máquina, disponibilizando ao usuário uma grande quantidade de dados para arquivamento, transmissão e gerenciamento com o uso de protocolos de comunicação cada vez mais abertos e difundidos, veiculando informações valiosas para a identificação, rastreabilidade, geração de relatórios, monitoramento energético e manutenção preventiva dos processos industriais.

Tecnologia e inovação representam o valor agregado do rico catálogo de produtos da Gefran. Sempre atenta às exigências do mercado, a empresa encontra nos seus clientes fabricantes de máquinas o impulso principal para buscar e desenvolver soluções tecnologicamente avançadas e de qualidade para o controle dos processos industriais.

A Indústria 4.0 é uma revolução cheia de oportunidades: a comunicação entre máquinas, produtos e pessoas permite realizar linhas de produção mais flexíveis e eficientes, e a Gefran está preparada para suportar o cliente na exploração dessas novas vantagens.